Imagem: Samuel Tomaz - Portal DM |
Tato Pereira falou que além de processar o vereador Josmar vai processar o Diário da Notícia "por ter divulgado inverdades". O questionamento ao prefeito de Cachoeira que fazemos é: onde estão as inverdades, desde quando publicamos somente o que disse o vereador e ainda tivemos o cuidado de publicar também o áudio da fala de Josmar feita na Tribuna da Câmara divulgado para todos através da transmissão das sessões do Legislativo cachoeirano por uma emissora de rádio local?
Diante do questionamento só podemos concluir que, no gesto do prefeito Tato Pereira, há a clara intenção de impor censura por meio de ameaça e intimidação ao livre exercício da comunicação.
Queremos ressaltar que a tentativa de cerceamento de veículos de comunicação é um grave atentado à democracia e ao direito do acesso do cidadão à informação. Conforme o Artigo 1° do Código de Ética dos Jornalistas Brasileiros, "o acesso à informação pública é um direito inerente à condição de vida em sociedade, que não pode ser impedido por nenhum tipo de interesse."
Ainda no Art. 5° do mesmo dispositivo legal diz: "a obstrução direta ou indireta à livre divulgação da informação e a aplicação de censura ou autocensura são um delito contra a sociedade."
Estamos mobilizando órgãos de defesa do exercício da profissão de jornalista nos âmbitos estadual, nacional e internacional para denunciar tamanha gravidade ao estado democrático de direito, tolhendo a liberdade de expressão.
No Artigo 220 da Constituição Federal de 1988 em seu § 2º diz: "É vedada toda e qualquer censura de natureza política, ideológica e artística."
Aproveitamos o ensejo e agradecemos a solidariedade de todos e todas jornalistas, radialistas, de todos os veículos de comunicação dos mais variados lugares que estão assustados com o tamanho do atentado aos direitos fundamentais dos cidadãos.
Rubem Júnior
Jornalista RJMT 5168/BA
Jornalista RJMT 5168/BA
Radialista DRT 8308/DF