Colombiano chega ao Brasil para ver Copa e passa a morar nas ruas da BA


Fotos: Tv Subaé
Natural de Medellín, municípío localizado no noroeste da Colômbia, Juan Diego De Los Rios, de 23 anos, pede ajuda para voltar ao país de origem. Morando há três meses nas ruas de Feira de Santana, município localizado a 100 quilômetros de Salvador, o jovem veio para o Brasil interessado em acompanhar os jogos da Copa do Mundo e, sobretudo, obter uma oportunidade emprego para ajudar a família, que ele diz enfrentar dificuldades econômicas.

De carona em carona, o jovem chegou ao país em abril deste ano e, antes de parar em Feira de Santana, passou pelas cidades de Belo Horizonte e Salvador. Ele conta que veio acompanhado da namorada e com pouco de dinheiro. Por isso mesmo, ele não chegou a assistir a nenhum dos jogos da Copa. "Foi muito bom [o período do Mundial], mas não pude assistir a nenhum jogo porque as entradas são muitos caras", relatou.

Em junho, quando os jogos da Copa estavam ocorrendo, ele detalhou que pegou mais uma carona sem destino certo e, de Salvador, foi parar no município de Feira de Santana. "Eu vinha conhecendo [a cidade] e aqui me pareceu bom para ficar. Eu queria trabalhar para ajudar a minha mãe, mas não pude trabalhar, porque tinha que tirar carteira de trabalho. Não consegui nenhum emprego", relatou o drama que começou a viver.

Ele explica que a namorada conseguiu contato com a família, que mandou o dinheiro para que ela retornasse. Ele, entretanto, disse que decidiu esperar mais um pouco para ver se surgia alguma proposta de emprego. Com o fim do dinheiro que garantiu a alimentação e aluguel por um tempo, Juan disse que começou a se ver em desespero.

"Eu comecei a pedir ajuda. Estou ficando na rua passando fome. Eu só queria ir embora. Quero ficar perto de minha mãe. Eu falei com minha mãe só um pouquinho. Ela é doente. Tem câncer no pulmão. Eu já falei com minha família, eles não têm condições para mandar dinheiro", informou.

Juan está dormindo em um depósito de Feira de
Santana
Na terça-feira (9), uma moradora do município de Feira de Santana, Daniela da Silva Uchôa, de 26 anos, teve a surpresa de encontrar o colombiano na porta de casa."Entendi um pouco do que ele falava. Ele já fala um pouco português. Ele pediu a ajuda e começou a chorar", disse a moradora. 

Daniela detalha que mobilizou os vizinhos para que juntos pudessem fornecer alimentos. "Pelo que eu vi de uma foto dele mais antiga, ele está muito debilitado. Ele está chorando muito. Me comoveu, doeu muito", disse. Desde a terça-feira, quando encontrou Juan, ela conta que conseguiu com um vizinho que ele ficasse em um depósito da rua onde mora. 

Além disso, ela disse que entrou em contato com o consulado da Colômbia, que teria dito que poderia ajudar. "Ele chora muito. Às vezes eu fico conversando com ele para ele desabafar. Ele já falou com a familia dele pelo meu celular - no Facebook -, e pelo o que eu vi eles não têm mesmo condições de ajudar. Ele queria encontrar um emprego para ajudar a família. Agora, o que ele quer mesmo é ir embora",  conclui.

Fonte: G1
Postagem Anterior Próxima Postagem

نموذج الاتصال