Imagem: Zé Pimenta |
Instalada a cerca de três semanas na Rua Santa Clara do Desterro, no bairro de Nazaré, a primeira geladeira comunitária de Salvador teve seu motor roubado na madrugada desta segunda-feira (30). O eletrodoméstico estava guardado dentro da Instituição Beneficente Conceição Macedo (IBCM), que realiza o projeto junto a marca de camisetas Euzaria.
A Instituição, que atua na prevenção e acolhimento de crianças com HIV, teve seu portão arrombado durante a ação desta madrugada. Até o momento está confirmado apenas o desaparecimento do motor da geladeira. Câmeras de segurança do local serão utilizadas para investigar a ação.
Um dos fundadores do projeto, Zé Pimenta lamentou o ocorrido, mas garantiu que a geladeira continua funcionando e que o roubo não vai diminuir o espírito de solidariedade. “Na verdade não levaram o motor, porque o nosso motor compressor é o nosso coração e isso eles não vão levar nunca”, afirmou o criador da Euzaria.
A geladeira foi aberta oficialmente no dia 11 de novembro para que qualquer pessoa possa contribuir ou pegar um alimento do equipamento comunitário. Até o momento, Zé Pimenta estima que mais de 100 famílias foram beneficiadas com a geladeira: “Elas iam lá diariamente para poder tomar café e almoço”.
Uma nova peça já está sendo procurada para que o equipamento volte a refrigerar. Mesmo com o roubo, no início desta manhã já haviam seis voluntários para colocar alimentos na geladeira. Zé Pimenta garante que a geladeira continuará recebendo e realizando doações. Nas Redes Sociais, o grupo criou a campanha ‘#NãoLevaramoMotor’, reforçando que o verdadeiro motor da geladeira comunitária “somos nós”.
Fonte: iBahia