Ilustração mostra como deve ser órbita do planeta | Foto: ESO / M. Kornmesser |
Cientistas anunciaram nesta quarta-feira (24) a descoberta do planeta Proxima b, que orbita em torno da estrela mais próxima do Sol, a Proxima Centuari, e, por ser pequeno e rochoso como a Terra, apresenta condições favoráveis para existência de água em estado líquido, fator essencial para o desenvolvimento da vida. A descoberta foi relatada na revista científica Nature.
O achado foi celebrado pelos cientistas, pois o planeta pode guardar a maior possibilidade de vida perto do Sistema Solar. Uma equipe de mais de 30 cientistas analisou dados coletados através de dois telescópios do Observatório Europeu do Sul (ESO) entre 2000 e 2014 e de uma série de observações feitas entre janeiro e março de 2016.
Segundo o G1, a probabilidade de existência do Proxima b já era investigada há muito tempo. Entretanto os especialistas precisavam ter certeza da precisão dos dados. Mesmo ficando a uma distância de 4,2 anos-luz do nosso Sistema Solar, seriam necessários milhares de anos para chegar até a estrela Proxima Centauri utilizando a tecnologia local.
"Ser bem-sucedido na busca do planeta terrestre mais próximo fora do Sistema Solar foi uma experiência de uma vida, e resultou da dedicação e da paixão de vários pesquisadores internacionais. Esperamos que essas descobertas inspirem futuras gerações a continuarem procurando além das estrelas. A busca por vida no planeta Proxima b vem em seguida", afirmou o coordenador do projeto e principal autor do estudo, Guillem Anglada-Escudé, da Universidade Queen Mary de Londres (QMUL).