Santa Casa de Misericórdia da Cachoeira | Foto: Divulgação |
A Prefeitura da Cachoeira deve R$ 170.000,00 (cento e setenta mil reais) à Santa Casa de Misericórdia da Cachoeira devido aos serviços de atendimentos, aos procedimentos que o Hospital São João de Deus realiza de Atenção Básica que são de inteira responsabilidade da Secretaria Municipal de Saúde, através dos Postos de Atendimento às Familias (PAFs). A Prefeitura recebe recursos do Ministério da Saúde para realizar esses atendimentos, informa o provedor da Santa Casa, Luiz Araújo.
"Pelo fato dos PAFs não funcionarem corretamente, a população se dirige para a porta da urgência/emergência do Hospital para obterem os atendimentos de obrigação dos Médicos e enfermagem dos PSFs," diz o provedor.
A Santa Casa da Cachoeira entrou com Mandado de Segurança cobrando o débito.
Pelo visto, informa Luíz, a Santa Casa da Cachoeira deverá suspender os atendimentos de Atenção Básica de inteira responsabilidade da Prefeitura Municipal.
A Santa Casa de Cachoeira têm contrato com a Secretaria Estadual de Saúde e Ministério da Saúde para atender única e exclusivamente os procedimentos de Média Complexidade com as devidas metas estabelecidas no contrato.
A Santa Casa da Cachoeira têm um custo mensal de aproximadamente R$ 40.000,00 (quarenta mil reais) por mês realizando serviços de única responsabilidade da Prefeitura.