Foto: Reprodução | Iphan |
Através de uma mensagem para o WhatsApp do Diário da Notícia, o Provedor da Santa Casa de Misericórdia da Cachoeira, no Recôncavo Baiano, Luiz Araújo (Lu Cachoeira) fez revelações alarmantes no tocante a renda mensal dos cachoeiranos, além de outros dados oficias relacionados a saúde da população.
Segundo Lú Cachoeira, de acordo com o IBGE, 55% da população tem renda per capita de zero a meio salário mínimo e 38% das famílias entre meio e dois salários mínimos. Na saúde, Lú destaca que 7.333 pessoas residentes têm diagnóstico de doenças mentais. Ou seja, 1/4 da população já está excluída do mercado de trabalho. Veja outros detalhes no texto abaixo:
"A LOUCURA NO RECÔNCAVO!
NO MUNICÍPIO DE CACHOEIRA OS INDICADORES OFICIAIS REVELAM QUE:
55% das famílias tem renda per capita mensal de 0 a 1/2 (meio) salário minimo;
38% das famílias entre 1/2 a 2 salários mínimos mês;
E, apenas 7% das famílias vivem com renda per capita mensal a partir de 2 salários mínimos à mais.
7.333 pessoas residentes em Cachoeira têm diagnóstico de doenças mentais, e dessas 5.500 são clientes registradas no CAPS.
Esse indicador de lesão mental significa que quase 1/4 da população ativa econômica - PEA já estão excluídas do mercado de mão de obra.
Nesse caso que socorre é o orçamento da previdência social e da saúde.
Qual têm sido as políticas públicas municipal seja preventiva e/ou hospitalar implementadas para enfrentar essa triste realidade?
Com base nesses indicadores é que a Santa Casa de Cachoeira está negociando a implantação de 6 leitos para atender pacientes desse perfil.
Caberá à Atenção Básica de Saúde implantar o CAPS de referência A-D.
Entendo que o enfrentamento dessa lamentável situação deve ser tratada de maneira territorial envolvendo os demais municípios que também deve ter indicadores semelhantes.
Como cantou Caetano Veloso:
"Triste Recôncavo oh quão desemelhante, estás estou....
O Vapor de Cachoeira não navega mais no mar....."
Basta de pão e circo.
O que fazer?"
Luiz Araújo - Provedor da Santa Casa de Misericórdia da Cachoeira