Foto: Reprodução / TV Sudoeste |
O médico Samuel Artur Cardoso de Souza foi denunciado nesta segunda-feira (11) pelo Ministério Público estadual por cobrar pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) pela realização de cirurgias.
Segundo o promotor de justiça Tiago Quadros, o médico era ortopedista e tinha convênio com o SUS quando cobrou duas pacientes em 2010 e 2013. Samuel irá responder pelo crime de concussão, quando um funcionário público exige vantagem indevida por conta de sua função. O médico atendia na Casa de Saúde Santana (CSS), unidade localizada na cidade de Feira de Santana.
As acusações declaram que o profissional exigiu das pacientes R$ 1.120 por cirurgias ortopédicas, em 23 de agosto de 2010 e 2 de setembro de 2013. De acordo com o site do jornal Correio, os valores correspondiam a duas cirurgias no braço direito e um tratamento cirúrgico nos punhos.
O médico disse à uma das pacientes que o serviço com autorização do SUS iria demorar a ponto de causar “paralisia” no braço. Para a outra paciente, ele teria escrito em um papel o valor a ser pago e o nome da pessoa que iria receber a quantia. A paciente chegou a questionar se o procedimento não seria coberto pelo SUS e o médico respondeu que o Sistema “cobria mas não pagava”.