Cemitérios de Salvador têm programação especial para Dia de Finados

Foto: Romildo de Jesus
Os cemitérios de Salvador terão programação especial, que vão desde missas até um ato ecumênico, para o Dia de Finados, celebrado nesta sexta-feira (2). Até ontem, os equipamentos passavam por manutenção, com o intuito de oferecer mais conforto àqueles que vão visitar os entes queridos já falecidos. Os cemitérios municipais de Paripe, Periperi, Plataforma, Pirajá, Brotas, Itapuã e ilhas de Maré, Bom Jesus dos Passos e dos Frades (Ponta de Nossa Senhora e Paramana), passaram por intervenções, como limpeza, capinação, pinturas em muros e meios-fios.

Já o cemitério Campo Santo, na Federação, contou com reforço na pintura, segurança e limpeza, além da instalação de iluminação cênica. No Bosque da Paz, em Nova Brasília, houve corte de grama, e limpeza de lápides. Homenagem antecipada Dois dias antes da celebração do Dia de Finados, a aposentada Maria*, de 83 anos, esteve no Campo Santo, ontem, para prestar homenagens a sua mãe, pai, marido, cunhado e babá. Ao lado de uma auxiliar, a aposentada ajudou a limpar o túmulo deles e inseriu flores. Ao tocar no epitáfio, ela disse sentir a presença dos entes queridos. Para ela, as homenagens devem acontecer sempre e não apenas no Dia de Finados. Por isso, no mês de novembro, evita ir ao cemitério no dia 2, por causa da aglomeração de pessoas e de equipes de reportagem. “Eu venho aqui há mais de 40 anos, desde que minha mãe faleceu. Eu acho que tudo que a gente puder fazer por eles tem que ser em vida, mas eu também não posso abandonar”, disse.

Programação Oito missas estão programadas para o Dia de Finados no cemitério Campo Santo, com destaque para a Missa em Memória dos Fiéis Falecidos, às 9h, presidida pelo Arcebispo de Salvador e Primaz do Brasil, Dom Murilo Krieger. A celebração contará com a participação dos Irmãos da Santa Casa da Bahia. No mesmo dia, às 12h, o ato ecumênico Oração Interreligiosa pelos Falecidos de Todos os Credos Religiosos contará com líderes de diferentes religiões. A última missa do dia acontecerá às 16h. As celebrações no Bosque da Paz começam às 8h30, com missa presidida pelo D. Marco Eugênio Galrão de Almeida, bispo auxiliar da Arquidiocese.

Haverá missas também às 11h e 15h. No Jardim da Saudade, a programação terá música, palestra, revoada de balões, além das tradicionais missas. As 7h, haverá apresentação do Quarteto de Cordas Caribé, no Crematório; em seguida, às 7h30, missa com o Padre Júlio Cesar Mello Almo, diretor geral dos Padres Joseleitos, acompanhado com o Quarteto de Cordas Caribé e Shalom, no Crematório; às 9h30 missa Campal com o Bispo Dom Estevam dos Santos, acompanhado pelo Quarteto de Cordas Caribé e Shalom; às 10h30 vai ter a benção final sob chuva de pétalas e apresentação do Coral das Crianças do Maestro Keiler Rêgo, acompanhado pelo Quarteto de Cordas Caribé; às 11h terá a apresentação do Quarteto de Vozes e Quarteto de Cordas Caribé, no palco principal; já às 14h30 haverá a palestra sobre “As 5 fases do luto” e Programação Neurolinguística (PNL) com renomado Dr. Rodrigo Muccini Especialista em PNL; às 15h terá a revoada de balões com a apresentação do Quarteto de Vozes e Quarteto de Cordas Caribé e às 16h até às 17h, o encerramento com Missa Campal com o Padre Luiz Carlos Fagundes Araújo, acompanhado com o Quarteto de Cordas Caribé.

Fonte: Tribuna da Bahia
Postagem Anterior Próxima Postagem

نموذج الاتصال