Foto: Reprodução |
Um navio brasileiro foi atacado por uma embarcação da China durante uma pesca de atum. O ataque aconteceu na última semana, quando o barco estava a 460 milhas náuticas de distância da costa do Brasil, pescando atum.
De acordo com o Sindipesca (Sindicato da Indústria da Pesca no Rio Grande do Norte), de onde o barco vem, a colisão com o navio chinês foi proposital.
O que aconteceu?
Os tripulantes indicam que o barco da China forçou a batida com o Oceano Pesca 1 e manobrou mais seis vezes para atacar a embarcação brasileira.
Depois do ocorrido, o barco retornou ao Rio Grande do Norte com 4 toneladas de peixe.
A previsão era de que eles retornassem somente no dia 3 de dezembro. Um dos tripulantes, que não quis se identificar, afirmou que os chineses começaram a jogar parafusos nos brasileiros.
“Quando ele [o navio chinês] fez a manobra, ele veio para nos afundar. A pancada foi forte e furou na parte de cima. A gente ficou sem saber ou entender por que eles nos atingiram.
Ele queria botar a gente no fundo a todo custo”, detalha.
O comandante do navio, Carlos Derlano, afirma que os chineses tinham intenção de afundar a embarcação. “Eles vieram para colocar a gente no fundo mesmo, queriam matar todo mundo”, diz.
O prejuízo causado pelos chineses no navio foi estimado em cerca de R$ 500 mil.
Fonte: Recôncavo News