Foto: Henrique Mendes |
O tríduo preparatório para a festa em homenagem a Santa Luzia, padroeira dos oftalmologistas e protetora da visão, segue até a quarta-feira (12), na Paróquia Nossa Senhora do Pilar e Santa Luzia, bairro do Comércio, em Salvador. As celebrações começaram na segunda (10) e são realizadas sempre às 9h.
Na igreja, localizada no Comércio, há uma gruta onde a água mina desde o século 17, quando o templo ainda era uma pequena capela.
A água que corre dia e noite desta fonte que nunca secou é procurada pelos devotos da santa, que lavam os olhos, ou levam numa garrafinha para casa.
No dia dedicado a Santa Luzia, 13 de dezembro (quinta-feira), os devotos participam de missas às 6h, 8h, 15h, e 17h. O ponto alto da festa será a missa solene presidida pelo bispo auxiliar da Arquidiocese de Salvador, Dom Marco Eugênio Galrão Leite de Almeida, às 10h, seguida de procissão com a imagem da santa pelas principais ruas do Comércio, retornando até a matriz.
Em agradecimento pelos festejos e também em memória das almas dos devotos falecidos, no dia seguinte, 14 de dezembro, será celebrada missa às 9h, também na igreja matriz.
Fonte: G1