O Instituto de Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Estado da Bahia (Inema) informou que utiliza informações das Estações Meteorológicas de imagens de satélites e modelos de previsão do comportamento do tempo em escala regional para avaliar as probabilidades de ocorrência de chuvas e direcionar uma atenção maior pela Defesa Civil em determinadas regiões que apresentem maior risco.
O alerta não significa que os fenômenos acontecerão em toda a extensão da área de risco, mas que há probabilidade de ocorrência em determinados locais da região - por isso essas cidades devem ficar em alerta por precaução.
Alerta máximo
A Sala de Situação do Instituto cita Feira de Santana e outras cidades na lista dos municípios que devem ficar em estado de alerta máximo, nas próximas 24 horas, por conta da previsão de chuvas intensas, acompanhadas de rajadas de vento.
Leia também: Inema emite alerta máximo de chuva para esta quinta (06) no Recôncavo e outras regiões da Bahia
O alerta foi divulgado no final da tarde de ontem (5), no site do órgão. A situação de alerta máximo cita também cidades da Chapada Diamantina, Recôncavo Baiano e parte do Sul baiano. Para as demais regiões do estado, a situação continua sendo de atenção e alerta, segundo o órgão.