Foto: Mateus Pereira |
Com 55% das obras concluídas e previsão de entrega para o segundo semestre de 2019, a Ponte Ilhéus-Pontal vai ligar o centro urbano de Ilhéus, no Sul do estado, à zona sul da cidade, no trecho da BA-001 entre a Praia do Cristo e o Morro de Pernambuco, passando sobre a Baía do Pontal. O empreendimento recebeu a visita do governador Rui Costa nesta sexta-feira (28), em sua última agenda do ano no interior do estado. Rui vistoriou o canteiro de obras junto com a equipe técnica da Secretaria de Infraestrutura (Seinfra) e o titular da pasta, o secretário Marcus Cavalcanti.
“É a primeira ponte estaiada da Bahia, e além da ponte vamos completar com obras de urbanismo dos dois lados, fazendo o viário, permitindo maior acessibilidade, não só com uso da ponte, mas todo o sistema viário e a estrutura ao redor, com paisagismo nas duas orlas.
É um investimento forte pra melhorar o turismo, a renda e geração de empregos na região.”
A primeira ponte estaiada - suspensa por cabos - da Bahia reúne investimentos de mais de R$ 98 milhões. Com 533 metros de comprimento e 24,6 metros de largura, o projeto inclui passeio, canteiro central, uma ciclovia e pista dupla nos dois sentidos, além de um acesso viário ao Centro e Litoral Sul, com cercas de 2,7 quilômetros, que também está em execução.
“A obra já está com toda parte de acesso e estrutura concluídas, e em fevereiro vamos começar o lançamento dos estais, que são os cabos que sustentam o vão central da ponte”, afirmou o secretário de infraestrutura, Marcus Cavalcanti.
Além de se tornar um novo cartão-postal, a ponte vai beneficiar cerca de 511 mil moradores de Ilhéus, Itabuna, Una, Canavieiras, Buerarema, Itacaré e Uruçuca. A economia da região também terá ganhos com o desenvolvimento do turismo, a atração de novos empreendimentos e o escoamento da produção agrícola, principalmente do cacau.
Rui também visitou a Indústria de Chocolate da Bahia (ICB), instalação que faz parte Plano Operacional para o Cacau e Chocolate da Bahia 2018 – 2022, lançado pelo Governo do Estado. O plano, que atende cerca de 20 mil agricultores, prevê o desenvolvimento de ações estratégicas que permite elevar, em cinco anos, a produção de cacau na Bahia para 240 mil toneladas/ano, até 2022, e consolidar a fabricação de chocolates finos, com certificado de origem no Sul da Bahia, por meio da instalação de 20 agroindústrias. Os investimentos do Governo do Estado no plano devem atingir R$ 80 milhões.
O Governo do Estado também investiu na Estrada do Chocolate, um roteiro turístico por fazendas de cacau pela BA-262, entre Ilhéus e Uruçuca. Os visitantes podem percorrer sítios históricos, rios, cachoeiras e áreas de preservação ambiental. O roteiro inclui ainda as fábricas do parque moageiro de cacau, no Distrito Industrial de Ilhéus, fazendas com fábrica de chocolate gourmet, fazendas de cacau com acervo histórico-arquitetônico, Estação Rio do Braço, da sede do antigo distrito de Ilhéus e a Biofábrica do Cacau, dentre outros atrativos.
Fonte: Tribuna da Bahia