Fotos: Divulgação |
Um patrulhamento da Guarda Civil Municipal realizado nesta terça-feira, 29, resultou na apreensão de 19 aves silvestres que estavam em posse de um permissionário do Mercado Municipal de Periperi, no subúrbio ferroviário.
Segundo informações da Guarda Municipal, o homem tentava comercializar os pássaros ilegalmente na feira livre, sendo oito papa capins, cinco periquitos rei, três canários da terra, dois brejais e um azulão.
As aves foram apreendidas pelo Grupo Especial de Proteção Ambiental (Gepa) e encaminhadas para o Centro de Triagem de Animais Silvestres do Ibama.
“O detentor dos animais foi identificado e seus dados foram enviados para o Ibama, onde serão adotadas as providências necessárias”, destacou a Guarda Municipal.
Segundo o supervisor do Gepa, Robson Pires, as ações de combate a criação e tráfico de animais silvestres serão ampliados ao longo do ano de 2019, visando coibir e mitigar este tipo de crime.
“O ato de criar animais silvestres sem a licença do órgão competente, bem como vender os mesmos é crime, previsto na lei 9.605/98, que trata de crimes ambientais e onde é prevista a detenção e multa do autor”, afirma Pires.
Fonte: A Tarde