Foto: Reprodução |
O fogo ainda persiste nesta terça-feira (27) em uma área de vegetação em Porto Seguro, na Costa do Descobrimento. Em uma área próxima ao Rio dos Frades, a estimativa é que as chamas já consumiram cerca de 20 hectares [ o equivalente a 20 campos de futebol]. Em outras áreas do municípios, o fogo já afetou cerca de 80 hectares.
Ao Bahia Notícias, o chefe de vida silvestre do Instituto Chico Mendes de Proteção Ambiental (ICMbio), Tiago Leão Pereira, ainda não há como estimar o prejuízo causado em termos de biodiversidade. No entanto, ele informa que animais de pequeno porte podem ter sofrido baixas.
"Animais como tatu, lagartos, cobras acabam sofrendo mais. Eles tem pouca mobilidade com o fogo.
Muito acabam se entocando e nesse movimento para se proteger morrem", disse ao BN. Segundo ele, o fogo está controlado na região. No entanto, o trabalho de combate segue nesta terça devido a focos resistentes que podem desencadear incêndio de maior proporção.
"As principais chamas foram apagadas.
Só que esse tipo de incêndio também se espalha pela parte baixa, por conta de muita matéria orgânica que vai queimando por baixo", explicou. Bombeiros e brigadistas do ICMbio e Ibama atuam na região. Dois aviões Air Tractor, enviados pelo comando do Corpo de Bombeiros em Salvador, também foram deslocados para a região para ajudar no trabalho.
Fonte: Bahia Notícias