Imagem: Divulgação |
Após a falta de atendimento dos médicos da Santa Casa de Misericórdia da Cachoeira, a prefeitura municipal, através da Secretaria de Saúde emitiu uma Nota de Esclarecimento.
"A Secretaria de Saúde de Cachoeira esclarece que as declarações feitas pelo provedor da Santa Casa de Misericórdia de Cachoeira, Luiz Araújo, sobre o funcionamento das Unidades de Saúde da Família (USFs) do município, não são verdadeiras.
O provedor tenta responsabilizar o Município pela crise de gestão que a Santa Casa enfrenta, afirmando que não há médicos nas USFs de Cachoeira e, por isso, a Santa Casa passa pela situação que, lamentavelmente, temos conhecimento.
Não é verdade. Reconhecemos que, temporariamente, não há médicos em apenas em duas comunidades rurais do município; Belém e no povoado do Saco. E isso se justifica pela desvinculação do programa Mais Médicos com os profissionais cubanos e o preenchimento das vagas por brasileiros, já que diversos médicos que atuavam em Cachoeira migraram para outras cidades. Mas essa situação será resolvida em breve, com a nomeação de médicos que foram aprovados no último concurso público da Prefeitura de Cachoeira.
Leia Também:
- Cachoeira: Após publicação da Carta Aberta de médico, Provedor da Sta. Casa rebate em Nota
- Cachoeira: Após acusação de abandono de plantão e complô, médico da Santa Casa emite Carta Aberta
- Cachoeira: 'Médicos estão fazendo complô para não atender no hospital da Santa Casa de Misericórdia,' denuncia provedor
- Esclarecimento do Hospital da Santa Casa de Cachoeira referente ausência e atraso do médico plantonista
Somos um dos poucos municípios baianos a realizar 100% de cobertura no atendimento à saúde para a população. São 13 Unidades de Saúde, 5 Postos Satélites, 9 ambulâncias, 1 unidade móvel, Centro de Fisioterapia, Centro de Especialidades Odontológicas e a Policlínica Municipal, referência na região, com 11 especialidades médicas disponíveis para toda a comunidade cachoeirana, nas áreas de Cirurgia Geral, Cardiologia, Dermatologia, Exames de Ultrassonografia, Fonoaudiologia, Ginecologia, Oftalmologia, Pediatria, Psicologia, Psicopedagogia e Urologia.
Por tudo isso, repudiamos com veemência as declarações infundadas e levianas proferidas pelo provedor da Santa Casa de Misericórdia de Cachoeira a respeito do nosso compromisso com a saúde dos munícipes. O provedor também afirma que o Município não repassa recursos para a instituição. Repassa sim! Somente em 2019, a Secretaria de Saúde destinou para a Santa Casa mais de R$ 940 mil, através do Programa de Pactuação Integrada (PPI) para a prestação de 56 serviços, que boa parte desses não foi executada.
Temos credibilidade junto à população e aos profissionais da saúde, porque cumprimos com nossas obrigações e honramos com os pagamentos de todos que nos prestam serviços. Sendo assim, nos colocamos à disposição da população cachoeirana para assumir a gestão da Santa Casa de Misericórdia de Cachoeira, bastando somente o atual provedor renunciar ao cargo.
Secretaria de Saúde de Cachoeira"