Foto: Diário da Notícia |
Estudantes quilombolas procuraram o site Diário da Notícia, através da representante do Sindicato dos Trabalhadores(as) Rurais, Eliana Gonzaga, para falar sobre as dificuldades que elas estão tendo para se deslocarem da região rural de Opalma, em Cachoeira, até o Instituto Federal Baiano (IF Baiano) de Governador Mangabeira, cidade também do Recôncavo da Bahia.
As estudantes Elis da Silva Ferreira, Daniela Lago Correira, Sara Heloísa Brito Ferreira, Lucineia dos Santos Cruz, Arinalva de Jesus Santos representaram os 16 estudantes da localidade durante a entrevista e disseram que alguns colegas já estão desistindo de irem à unidade de ensino técnico por falta de recursos financeiros. "Nós pagamos R$ 100,00 por semana para o transporte, mas, a maioria não tem como pagar e nós vamos chegar a um ponto que também não teremos condições."
Questionadas sobre o posicionamento da Secretaria de Educação do Município, elas informaram que já procuraram, porém, até o momento não houve o retorno. "Procuramos a Secretaria de Educação, que nos pediu para procurarmos a Secretaria de Transporte, que pediram pra gente retornar à Secretaria de Educação. Estamos nesse ping-pong e até agora nada foi resolvido."
O Diário da Notícia entrou em contato com a Assessoria de Comunicação da Prefeitura da Cachoeira (ASCOM) que nos passou a seguinte informação: "A secretária de Educação, Ana Luiza Marques, posicionou que está dialogando com o prefeito para ver se há condições desses estudantes utilizarem o mesmo ônibus que conduz universitários a Cruz das Almas. Ainda nesta semana terá uma definição."