Foto: Reprodução |
A Bahia terá seis representantes nas quatro divisões do Campeonato Brasileiro em 2020. Além de Bahia e Vitória, que disputarão, respectivamente, as séries A e B do certame nacional, também marcarão presença nas competições organizadas pela CBF as equipe de Jacuipense (Série C), Atlético de Alagoinhas, Bahia de Feira e Vitória da Conquista (Série D).
São Paulo lidera a lista, com 15 times.
Com quatro representantes na elite na próxima temporada (Bahia, Sport, Ceará e Fortaleza), o Nordeste é a região com mais clubes nas quatro divisões nacionais: serão 38 times atuando nos gramados brasileiros, à frente de Sudeste (33 representantes), Sul (25), Norte (18) e Centro-Oeste (14).
Dentre os clubes nordestinos, a Bahia empata com Pernambuco com maior número de representantes, com seis times, à frente de Ceará (5), Maranhão (4), Alagoas (4), Rio Grande do Norte (4), Paraíba (4), Alagoas (4), Sergipe (3) e Piauí (2).
Apesar de contar com o maior número de equipes nas quatro divisões, o Nordeste terá apenas 10 representantes nas duas primeiras divisões do Brasileirão na próxima temporada, atrás de Sudeste (16) e Sul (11). A ausência de equipes da região Norte e a presença de apenas três clubes do Centro-Oeste nas séries A e B evidenciam a disparidade técnica e econômica entre os clubes do Sul-Sudeste com aqueles das outras regiões do País.
Entre os grandes clubes da Bahia, as metas a serem atingidas em 2020 serão as mesmas desta temporada – que não foram alcançadas. O Bahia tentará subir de patamar – alcançado nos últimos anos com seguidas classificações à Copa Sul-Americana -, buscando voltar à disputa da Taça Libertadores da América após mais de três décadas, ao passo que o Vitória tentará o acesso à elite nacional.
Fonte: Forte na Notícia