Imagem: Divulgação |
Após nove anos atuando nas periferias de Cachoeira-BA, com a realização de ações comunitárias centradas em uma política cultural que abrange instrumentos como o cinema, Hip Hop e educação político comunitária, o Cine do Povo realizará, em 2020, a I mostra Itinerante de Cinema Comunitário: Hip Hop Prevalece. A mostra consiste em quatro sessões de cinema nas periferias urbanas de Cachoeira-BA, notadamente, nas comunidades que o Cine Clube atua a quase uma década; Viradouro, Rua da Feira, Cucui e Rosarinho.
A mostra é uma proposta sociocultural comunitária, que busca somar esforços no fortalecimento, continuidade e ramificação da larga tradição política do movimento Cine Clubista em Cachoeira, ou seja, na disposição de coletivos sem fins lucrativos com o objetivo de exibir, discutir e propor apreciação e pratica do cinema.
A I mostra Itinerante de Cinema Comunitário: Hip Hop Prevalece compreende o cinema como instrumento de mobilização, fortalecimento de agrupamentos comunitários e, prevenção aos altos índices de violência letal contra jovens negr@s, através da arte.
Por meio desta, convidamos todas e todos a participarem das sessões.
Programação:
I SESSÃO: Hip Hop e ação comunitária
Data: 31/01/2020
Hora: 18h
Local: Linha Velha
Filme: Hip Hop Pelo Certo (30min, Dir. Jamile Novaes, 2018)
Mediadores: Jamile Novaes, e Daniel (Mc Marreta)
O Debate colocará o Hip Hop como centro mobilizador de práticas educativas comunitárias, ressaltando os valores relacionados à cultura Hip Hop em sua totalidade, não apenas em seus elementos isolados.
II SESSÃO: História do Cine clubismo Comunitário na Bahia
Data: 18/02/2020
Hora: 18h
Local: Rosarinho
Filme: Cine do Povo: Uma História de Luta (19min, dir. Cine do Povo 2015)
Mediadores: Carlos Vitor, Fred Aganju
O Debate abordará o tema do auto representação, propondo, através da trajetória de ações do Cine do Povo, uma reflexão sobre a realidade das periferias urbanas de Cachoeira, refletindo sobre as estratégias e tecnologias apropriadas pelo Cine do Povo nestes oito anos de ações comunitárias.
III SESSÃO: Produção Independente em Áreas Periféricas
Data: 28/04/2020
Hora: 18h
Local: 3 Bocas
Filme: Arte Abstrata (30min, Dir. Daltro e Aganju, 2019)
Mediadores: Felipe Ramos
O debate se estruturará a partir da vivência dos integrantes do Studio Ibori, evidenciada no filme, de construção de estratégias de mobilização contra os determinantes que submetem o povo negro e periférico às condições racistas de sociabilidades, tendo o Hip Hop como meio de transformação da realidade.
IV SESSÃO: Hip Hop Arte e Cultura
Data: 19/05/2020
Hora: 18h
Local: Viradouro
Filme: Elementos em Movimento: Ativismo e Resistência (30min, Dir. Maloca Rec, 2017)
Convidados: Ezival (Quinta Esquina)
O debate se estruturará a partir da vivência dos realizadores do filme, jovens, artistas, mobilizadores, agitadores culturais, em sua trajetória de construção de um contrafluxo de resistência à negligência e descaso das instituições de poder em relação à cultura na cidade de Santo Antônio de Jesus, interior da Bahia.
Este projeto conta com o apoio do Conselho Municipal de Política Cultural de Cachoeira, e com o apoio financeiro do 1º Edital Setorial de Cultura de Cachoeira, através do Fundo Municipal de Cultura, da Secretaria de Cultura e Turismo e da Prefeitura Municipal da Cachoeira – Tesouro Cultural da Bahia.