Foto : Júnior Improta/ Ag Haack |
O virologista Gubio Soares Santos acalmou os foliões que planejam curtir o Carnaval de Salvador. Em entrevista hoje (7) à Rádio Metrópole, o farmacêutico da Universidade Federal da Bahia (UFBA) disse que o coronavírus "não é assustador" e que os amantes da folia momesca não devem entrar em pânico.
"Os cientistas dos EUA falam e eu concordo que o vírus não deve se encarado como pânico. 90% dos casos estão na China. Um ou dois casos estão espalhados no mundo. Não é assustador. Os chineses não vão sair. Há barreiras para que eles não saíam do país, nem que se movimentem por lá.
Acho que a população baiana que vai brincar o Carnaval não deve entrar em pânico, nessa neurose. Apenas 2% de casos na China são os que vão levar a morte. Fora da chuva, vai para 0 alguma coisa de mortalidade.
Em abril de 2015, o virologista, ao lado da também virologista Silvia Inês Sardi e com a colaboração do infectologista Antonio Bandeira, descobriu que o vírus da zika tinha chegado ao Brasil, mais precisamente em Camaçari, na Região Metropolitana de Salvador.
"Podem ficar tranquilos.
Provavelmente nem chegue aqui, e não é nem tão mortal como se divulga. A gripe atinge pessoas acima de 65 anos", completou