Foto: Reprodução |
Cientistas brasileiros da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), em parceria com estudiosos franceses da Universidade Aix-Marseille, na França, descobriram um novo vírus, que foi batizado de Yaravirus brasiliensis. O nome é uma referência ao folclore do Brasil.
O que intriga os pesquisadores é que o vírus tem 90% de seus genes totalmente desconhecidos da ciência.
Apenas seis deles apresentam alguma semelhança com outros mapeamentos anteriores. Mesmo assim, são parentescos distantes, segundo informações contidas em uma prévia do estudo, publicada no site bioRxiv no último dia 28 de janeiro.
Por isso, os cientistas acreditam que seja uma nova linhagem de vírus amebal. Contudo,esse tipo de vírus é comumente formado por uma partícula grande, ou gigante, além de ter um genoma complexo, o que já sabe que o Yaravírus não possui.
Dessa forma, os especialistas especulam que ele seja o primeiro caso isolado de um novo grupo de vírus amebais, ou que ele possa ter evoluído e se tornado um vírus amebal de forma reduzida.
“A quantidade de proteínas desconhecidas que compõem o Yaravírus reflete a variabilidade existente no mundo viral e o potencial de novos genomas virais a serem descobertos”, escreveram os pesquisadores no artigo.
Fonte: Voz da Bahia