Foto: Reprodução |
A Santa Casa de Misericórdia de Santo Antônio de Jesus, vem se destacando na região por ter se antecipado na implantação das medidas de segurança e de protocolos no combate a pandemia do Coronavírus. Isso porque foi criado em fevereiro um Plano de Contingência, contemplando desde a aquisição de EPIs até reparos e manutenção de equipamentos de suporte a vida.
Segundo a Superintendente Ludmila Reis, a Santa Casa de Misericórdia de SAJ preocupada com a segurança dos seus colaboradores, e, prevendo um desabastecimento de EPIs, conseguiu adquirir equipamentos de proteção individual (EPI’S) em fevereiro, antes mesmo de haver casos confirmados do vírus na Bahia. Relata também que conseguiu produzir as máscaras de proteção facial na nossa cidade.
Isso porque a instituição confeccionou um protótipo junto a uma empresa que possuía uma máquina 3D capaz de reproduzir em larga escala esse produto, repassando inclusive esse feito para outras instituições de saúde de SAJ. Outra ação desenvolvida pela instituição foi a contratação de costureiras da cidade, além da ajuda de uma empresa de confecção, para produzir máscaras cirúrgicas, aventais e macacões impermeáveis, garantindo o abastecimento da Santa Casa.
Mesmo com todas as dificuldades, a Santa Casa conseguiu paramentar todos os seus colaboradores com baixo custo e alta performance. Estabeleceu junto com a equipe multidisciplinar, protocolos descritos no combate ao coronavírus, principalmente voltado a assistência materno infantil. Hoje, conta com uma equipe muito preparada que acompanha diariamente as mudanças nas recomendações da Anvisa e as experiências relatadas pelos grandes centros de saúde do mundo.
Não obstante as ações relatadas, desenvolveu uma linha de cuidados voltado à esses pacientes e investiu intensamente nos treinamentos com todas as equipes.
Fonte: Voz da Bahia