Imagem: Divulgação |
O paciente do sexo masculino, 60 anos, hipertenso, diabético e renal crônico, estava internado há um mês em Salvador e faleceu no hospital. O sepultamento foi realizado na sexta-feira (8), em Maragogipe.
A Secretaria de Saúde esclarece ainda que, nem a família, nem o município tinham sido informados sobre a suspeita de contaminação por coronavírus.
O município tomou ciência sobre o fato após a Base Regional de Cruz das Almas entrar em contato e informar que havia um paciente que tinha dado positivo e eles queriam saber se era residente de Maragogipe.
Após investigação, evidenciou-se que o paciente referido tinha vindo a óbito e tinha sido sepultado, pois segundo o hospital em que o paciente estava internado não havia nenhuma classificação como um óbito suspeito de Covid-19.
Dois dias após o sepultamento, veio o resultado que esse paciente testou positivo para coronavírus. Com isso, o município teve o primeiro caso de óbito por coronavírus. Ainda segundo a Secretaria de Saúde, o município está tomando todas as medidas para monitorar de forma eficaz todos os envolvidos no sepultamento.
O município só foi autorizado a divulgar o fato no próprio boletim após a divulgação do estado (Sesab).