Foto: Facebook |
Uma moradora do distrito de Belém da Cachoeira fez uma denúncia através de uma live, realizada por Adriano Rivera no Facebook, onde ela diz que está tendo sintomas da Covid-19 e a Secretaria de Saúde Municipal não deu a devida atenção. Hoje (04), familiares da denunciante enviaram ao Diário da Notícia um pedido de solução à prefeitura. Em nota, a prefeitura da Cachoeira argumenta justificando os motivos de não ter ocorrido o atendimento até o momento. Leia a seguir o pedido de solução feito por Alexsandra Freitas e em seguida a nota da prefeitura:
"Precisamos de uma SOLUÇÃO!
Meus amigos, eu, minha irmã, minha mãe estamos com sintomas de COVID-19, procuramos a Unidade de Saúde de Belém, local onde estou temporariamente com minha mãe, e não podemos fazer o exame porque o posto ficou fechado por umas semanas e quando o médico veio, não podemos fazer por ter mais de uma semana que estamos sentindo os sintomas. Fui ao hospital e só fui notificada, não fizeram o exame. Estou há mais de uma semana em casa, trancada com minha família, cumprindo a quarentena e estamos com muito medo; não estamos tendo nenhum retorno de Secretaria de Saúde do município. A Secretária não está nem aí para nada, tivemos só promessas para obter o teste e até hoje NADA, a Saúde em Cachoeira está um descaso e a secretaria finge que nada acontece - eu e muitas outras famílias não estamos tendo nenhum acompanhamento, nem fomos testadas. Gente estou aqui vindo a público porque a situação está se agravando e a Secretaria de Saúde não faz nada."
Imagem: Divulgação |
"NOTA DE ESCLARECIMENTO
A Secretaria de Saúde de Cachoeira esclarece que está trabalhando diariamente no enfrentamento ao Coronavírus, garantido assistência a todas as pessoas que necessitarem de ajuda neste momento difícil de pandemia que o Brasil e o mundo enfrentam.
Em atenção à moradora de Belém, Alexsandra Freitas, a Unidade de Saúde do distrito acompanhou o caso e notificou a Secretaria sobre a situação, que prontamente colocou uma ambulância específica para o atendimento à disposição de Alexsandra, para transportá-la de Belém até a Santa Casa de Cachoeira, local onde seria feito o teste RT-PCR (exame indicado para pessoas com sintomas de Covid-19). No entanto, Alexsandra recusou o transporte cedido pelo Município.
Esclarecemos ainda que esse tipo de exame, que não é o teste rápido (o qual detecta os níveis de anticorpos IgM e IgG no sangue) somente é realizado na Santa Casa, pois segue protocolos estabelecidos pelo Ministério da Saúde, com local e equipamentos apropriados e horário pré-estabelecido para que não haja aglomeração de outros pacientes supostamente infectados.
Portanto, a Secretaria de Saúde de Cachoeira está à disposição de Alexsandra, da sua família, e de toda a população cachoeirana. Por isso, reforçamos o alerta para todos: quem apresentar qualquer sintoma de Covid-19, deve imediatamente procurar uma das 13 Unidades de Saúde da Família localizadas na sede e zona rural de Cachoeira, de segunda à sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 16h. E, fora desses dias e horários, MANDAR MENSAGEM para o whatsapp da Secretaria de Saúde: (75) 99894-8047.
Estamos empenhados em vencer esta luta contra o Coronavírus, e não mediremos esforços em trabalhar diariamente, a todo o momento, na prevenção e proteção do povo cachoeirano.
Secretaria de Saúde de Cachoeira"