Imagens: Divulgação |
Notificamos hoje, 27 de Novembro de 2020, a confirmação do décimo oitavo óbito por COVID-19 do nosso município, que ocorreu em 15 de Outubro e estava sob investigação junto à Secretaria de Saúde do Estado. A paciente, 72 anos, com história de doença crônica pré-existente (Diabetes Mellitus, Hipertensão Arterial e Doença Renal Crônica dialítica), estava internada em Hospital de referência em Salvador, e, após complicação do quadro clínico, foi a óbito.
Encontram-se em monitoramento pela vigilância em saúde 325 pessoas, e dessas 50 (cinquenta) apresentam suspeita diagnóstica para a Síndrome Gripal e já foram testados.
O boletim epidemiológico de hoje contabiliza óbito que ocorreu em outra data. A existência de registros tardios e/ou acúmulo de casos deve-se a sobrecarga das equipes de investigação, pois há doenças de notificação compulsória para além da Covid-19, no Estado. Outro motivo é o aprofundamento das investigações epidemiológicas por parte das vigilâncias municipais e estadual a fim de evitar distorções ou equívocos, como desconsiderar a causa do óbito um traumatismo craniano ou um câncer em estágio terminal, ainda que a pessoa esteja infectada pelo coronavírus.
O boletim epidemiológico Nº 256 registra ainda 1382 casos descartados para Covid19.