Fotos: Divulgação | Prints: Diário da Notícia |
Deve ser urgente o funcionamento da nova UTI do Hospital da Santa Casa de Cachoeira com 10 leitos
Desde o mês de setembro/2020, o Hospital da SCMC disponibilizou um PA - Pronto Atendimento padrão Suporte Ventilatório Pulmonar com capacidade para 10 leitos específicos para estabilizar pacientes com agravos de contaminação COVID-19, enquanto concluía as obras da UTI.
Essa medida evitou os cruzamentos de fluxos contaminantes, garantindo segurança nos atendimentos aos pacientes com sintomas de Síndrome Gripal e da Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) e internamentos para estabilização de pacientes em estado de gravidade de morte.
Considerando o aumento expressivo de novos casos da COVID-19 ameaçando um colapso na oferta de internações em leitos de UTIs em todo o Estado, a Secretaria Estadual de Saúde da Bahia e Ministério da Saúde deverão viabilizar com total urgência a instalação dos equipamentos ventiladores pulmonares, monitores multiparamétricos, camas hospitalares e outros aparelhos que compõem um centro de terapia intensiva.
Tomógrafo computadorizado está sendo instalado
O espaço do Centro de Diagnóstico de Imagens do Hospital da SCMC ganhou uma nova sala para abrigar um tomógrafo computadorizado com ambiente para contraste localizado em plena conexão com os leitos da UTI, onde, todas as instalações do Centro de Terapia Intensiva dispõem de sistema de ar condicionado central, e, a nova estação de distribuição de oxigênio e gases medicinais.
Profissionais especializados estão sendo contratados
A equipe de profissionais especializados para trabalharem no CTI está sendo selecionados e contratados (as), para compor a equipe médica, enfermagem e outras funções especializadas.