Foto: Reprodução |
Nas últimas duas semanas, a África registrou um aumento de 20% nos casos em relação à quinzena anterior, informou a OMS.
Desta forma, a pandemia apresenta tendência de aumento em 14 países, com oito registrando um aumento de mais de 30% nas infecções.
A África do Sul, epicentro continental dessa crise sanitária, registra um aumento sustentado dos casos, enquanto Uganda teve um crescimento de 131% na semana passada, com grupos de infecção em escolas, entre os profissionais da saúde e em centros de isolamento.
Segundo a agência da ONU, o fraco cumprimento das medidas preventivas e o aumento da interação populacional, bem como a chegada do inverno na África Austral, aumentaram o risco de um ressurgimento da covid-19 em muitos países.
“A ameaça de uma terceira onda na África é real e crescente”, disse a diretora regional da OMS para a África, Matshidiso Moeti, em uma entrevista coletiva telemática hoje.
“Nossa prioridade é clara: é crucial que rapidamente coloquemos vacinas nos braços dos africanos com alto risco de ficarem gravemente doentes e morrerem de covid-19”, enfatizou Moeti.
Fonte: R7