Imagem: Divulgação |Poder 360 | Poder Data |
O ex-governador do Ceará, Ciro Gomes apresentou considerável melhora no cenário de um possível 2º turno contra o presidente Jair Bolsonaro. Apresentado como candidato de “3ª via”, o ex-ministro aparecia tecnicamente empatado com o Presidente Bolsonaro em maio deste ano (38%, contra 41% de Bolsonaro), agora subiu 6 pontos marcando 44%, superando os 36% do atual ocupante do Palácio do Planalto.
Ciro Gomes contratou João Santana, que fez campanhas presidenciais para Lula (2006) e Dilma Rousseff (2010 e 2014). O marqueteiro tem mostrado a imagem do pré-candidato do PDT a presidência em filmes mais informais na internet, divulgando seu plano de governo através do livro de sua autoria, recordista de vendas, Projeto Nacional: o dever da esperança.
O governador de São Paulo, João Doria saltou 7 pontos em relação à pesquisa anterior, no início de maio. Está numericamente empatado com o Presidente da República, os 2 com 39%.
O petista Luiz Inácio Lula da Silva tem 48% das intenções de voto contra 37% do atual presidente –diferença de 11 pontos percentuais. Em abril, marcava 52% enquanto Bolsonaro estava em 34%, uma distância de 18 pontos.
A variação a cada mês da intenção de voto em Lula e Bolsonaro no 2º turno tem ficado dentro da margem de erro da pesquisa, de 2 pontos percentuais.
O apresentador Luciano Huck segue em vantagem contra Bolsonaro. Tem 45%, com 10 pontos à frente. Os 2 registraram variação dentro da margem de erro em relação à rodada anterior.
Esta pesquisa foi realizada no período de 2ª a 4ª feira desta semana (7 a 9 de junho de 2021) pelo PoderData, a divisão de estudos estatísticos do Poder360. A divulgação do levantamento é feita em parceria editorial com o Grupo Bandeirantes.
Foram 2.500 entrevistas em 522 municípios nas 27 unidades da Federação. A margem de erro é de 2 pontos percentuais, para mais ou para menos.
Para chegar a 2.500 entrevistas que preencham proporcionalmente (conforme aparecem na sociedade) os grupos por sexo, idade, renda, escolaridade e localização geográfica, o PoderData faz dezenas de milhares de telefonemas. Muitas vezes, mais de 100 mil ligações até que sejam encontrados os entrevistados que representem de forma fiel o conjunto da população.
Fonte: Poder 360