Imagem: Divulgação |
Acabamos de realizar o Julho das Pretas e iniciamos o Agosto Lilás, ambos em prol do combate a violência sofrida diariamente por mulheres, principalmente por mulheres pretas. É angustiante saber que tais campanhas ainda se mostram necessárias por comportamentos iguais ao que o Secretário demonstrou.
Leia também: Vídeo mostra secretário Fábio Vilas-Boas invadindo restaurante; ele chamou chef de 'vagabunda'; assista
Ao se desculpar, o Secretário declara que o ocorrido foi um "erro", um "descuido", típico argumento de agressores pegos em flagrante, onde tentam minimizar seu comportamento criminoso como uma falha, uma "frustração", "levado pela emoção", um simples mal-entendido. Não passará!
Agressão verbal é crime! Seu ato, secretário, não foi um descuido, como tentou se justificar, foi crime! Minimizar seu comportamento agressivo e criminoso estimula a perpetuação do machismo, do sofrimento de mulheres vítimas de crimes de gênero. Não vamos fechar os olhos!
Leia também: Após chamar dona de restaurante de 'vagabunda', Secretário Fábio Vilas-Boas pede exoneração
Todas as mulheres têm o direito de serem respeitadas em sua dignidade, sua integridade moral e física e de não serem expostas a nenhum tipo de ataque. Chega de sermos maltratadas, insultadas, agredidas por não corresponder às expectativas daqueles que querem nos subjugar.
Estamos atentas às expressões e atitudes desta natureza e não toleraremos em nenhuma hipótese tais práticas.
Esperamos que haja justiça!
Cruz das Almas, BA, 3 de agosto de 2021
CRAM