Foto: Redes Sociais | Print: Diário da Notícia |
"Na manhã de ontem visitamos o Almoxarifado Geral da Secretaria de Saúde e durante a fiscalização foram identificados vários materiais de uso hospitalar com data de validade vencidas," disse.
Conforme o edil, os medicamentos foram adquiridos com verbas federais e vai encaminhar uma denúncia ao Ministério Público Federal (MPF).
"Vamos buscar tomar as medidas judiciais cabíveis junto ao Ministério Público Federal, pois se trata de recurso federal, para garantir que nenhum cidadão tenho sua saúde colocada em risco," afirmou.
Em contato com o Diário da Notícia, a Prefeitura Municipal de Cruz das Almas, através da Secretaria de Saúde, emitiu a seguinte Nota de Esclarecimento:
A Secretaria Municipal de Saúde informa que há um controle rigoroso na inspeção dos medicamentos e materiais hospitalares. Semanalmente é feita a verificação de validade e ao detectar insumos e medicamentos com o prazo de validade expirando, os mesmos são retirados para descartes.
Vale ressaltar que os insumos biológicos não podem ser desprezados em qualquer lugar. Esse descarte precisa acontecer de forma segura, pois não é lixo comum.
Aguardando o recolhimento, os insumos estavam em um palete separado e lacrados, justamente para descarte, como foi verificado pelos vereadores.
Importante esclarecer ainda que, esses insumos em momento algum foram distribuídos nas unidades de saúde para consumo e que a população não ficou em falta desses materiais.
A Secretaria de Saúde assegura o compromisso e a responsabilidade com a população, sempre prezando pelo melhor e mais humanizado serviço oferecido pelo sistema de saúde do Município.
Secretaria Municipal de Saúde
Ascom - Prefeitura de Cruz das Almas