Imagem: CPERS |
Em contato com o Diário da Notícia, algumas merendeiras do município informaram que estão passando por necessidades em suas casas, pois o prefeito Danilo Sampaio (Danilo de Babão) desde janeiro de 2021 não paga a gratificação das profissionais.
Em 2018, para se manter dentro do limite prudencial da Lei de Responsabilidade Fiscal, Danilo promoveu cortes nas vantagens das merendeiras, além de cortar 20% dos professores da rede Municipal de ensino e cortou adicional noturno para as pessoas que trabalham a partir das 22 horas (saiba mais aqui). Até aí algo aparentemente prudente, porque para se manter e cumprir a lei na ocasião, foi necessário fazer isso - apesar do descontrole nas contratações.
O prefeito pode ter uma justificativa semelhante no momento, pois, as aulas da rede ainda não retornaram no município. Porém, o ano passado também não houve aulas por conta da pandemia de Covid-19, mas, no entanto, segundo as merendeiras, o prefeito Danilo de Babão pagou a gratificação - lembrando que em 2020 foi ano eleitoral.
As profissionais informam ainda, que desde março tentam agendar uma reunião com o prefeito, mas ainda não obtiveram resposta.
"Estamos passando por dificuldades para sustentar nossas famílias. É uma grande decepção o prefeito Danilo, nenhum outro gestor que passou pela prefeitura de Muritiba cortou essa gratificação. Nesse 28 de outubro não temos o que comemorar," lamentam.