Fotos: Divulgação |
A prefeita de Cachoeira, Eliana Gonzaga (Republicanos), considera este momento histórico para a cultura do município. “Trata-se de um marco com a união de forças entre a Prefeitura Municipal e o IPAC, principalmente no que se refere à valorização dos artistas e grupos culturais com reconhecimento e salvaguarda das nossas tradições, beneficiando a Festa D’Ajuda; além de oferecer novas possibilidades para o fomento à cultura, com a Casa da Música de Cachoeira, que será um importante espaço de apoio e produção musical e cultural", disse a prefeita.
Na “Casa da Música de Cachoeira” haverá a instalação de um estúdio de música para gravação e ensaio, público e gratuito, com a finalidade de fomentar a produção musical e cultural na cidade, além de sediar exposições e utilizar o imóvel como base para produções e promoções de pequenos eventos.
Dona Dalva do Samba de Roda |
Como mais uma ação de salvaguarda dos patrimônios baianos, a casa a ser cedida pelo IPAC para a Irmandade de Nossa Senhora D'ajuda contribuirá para salvaguarda da tradição do bem, uma vez que passarão a utilizar um espaço mais adequado para suas ações e atividades de salvaguarda. A Festa D’Ajuda é patrimônio cultural da Bahia desde 2011, por meio do Registro Especial de Eventos e Celebrações do IPAC.
Ainda na programação, foi assinado o documento de abertura do processo de registro do Licor Artesanal de Cachoeira como Patrimônio Imaterial da Bahia.
O diretor geral do IPAC, João Carlos de Oliveira, considerou o ato um exemplo importante de como ações transversais entre Governo do Estado, município terceiro setor e organizações da sociedade civil são capazes de criar um planejamento estratégico, não só para o município, mas principalmente pensando em um território amplo como o Estado da Bahia.
A Deputada Federal Lídice da Mata, os Deputados Niltinho e Fabíola Mansur, vereadores, secretários, representantes de grupos culturais, coletivos e associações prestigiaram o evento, que contou também com muito samba e alegria, do Samba de Roda de Dona Dalva.