Imagem: Divulgação |
Diante do agravamento infectológico dos VÍRUS da CEPA GRIPAL H3N2 e da variante COVID ÔMICRON, a Gestão do Hospital da Santa Casa de Cachoeira teve que investir em mais profissionais de plantão e mais materiais e medicamentos abrindo em regime de MT uma UNIDADE de PRONTO ATENDIMENTO específico para pacientes com os sintomas gripais e suspeita de infecção COVID-19.
Para enfrentar esse surto gripal, recomenda-se que a Rede de Atenção Básica de Saúde também invista no funcionamento de GRIPÁRIO para realizar procedimentos de atenção básica incluindo as coletas de materiais que identifique a possível infecção COVID 19.
O COVID-19 MATA, SURTO DE GRIPE CORRE O MESMO RISCO
O aumento das aglomerações nos festejos de Natal e Ano Novo sem os devidos cuidados preventivos implicará em mais pessoas infectadas e saúde agravada com dificuldades em serem assistidas nos leitos da UTI, sinalizando risco de morte.
Neste exato momento de GUERRA SANITÁRIA COVID 19, e avalanche do SURTO GRIPAL INFLUENZA, os serviços de assistência de saúde preventiva prestados pelos Postos de Saúde da Família e Vigilância Epidemiológica ao invés de entrar em recesso a partir de 22 de dezembro de 2021, só retornando suas atividades no dia 03 de janeiro de 2022, deveria atuar em regime especial articulado com a Rede de Atenção Hospitalar.
Cachoeira, 24 de dezembro de 2021.
Ass: Luiz Antônio Costa Araújo/Provedor da Santa Casa de Cachoeira e Gestor do Hospital São João de Deus.
Obs: leia a Nota Técnica Pública da Infectologista Dra. Iza Lobo sobre o Surto da Síndrome Gripal em Cachoeira👇👇 (clique sobre as imagens para ampliar).