Foto: Divulgação | Redes Sociais |
Nota da APLB Sindicato de Cruz das Almas:
A APLB de Cruz das Almas marcou presença na abertura da Jornada Pedagógica 2022 realizada nesta segunda-feira, dia 21/02, no Centro Pedagógico Claudemiro Dias Pamponet.
O evento, que representa o início do ano letivo, contou com protesto pacifico de um grupo de professores que usaram uma camisa com a frase “Nenhum Direito a Menos”.
Todas as vezes que alguma autoridade do governo municipal pegava o microfone para discursar, esses professores ficavam em pé.
O objetivo foi demonstrar a indignação da categoria pela forma como a Prefeitura decidiu ratear os R$ 417 mil de sobras do Fundeb, e não somente por isso. O pagamento do chamado “salário-férias” e o desconto de todos os consignados de uma só vez bagunçou a vida financeira de diversos profissionais. A Prefeitura agiu de modo intempestivo.
O tema da jornada é “Um novo olhar para recomeçar”, mas na programação da semana mais uma vez ficaram de fora assuntos importantes, como o Novo Fundeb, Carga Horária, Plano de Carreira, Calendário Letivo, entre outros. É momento de se debruçar sobre temas relevantes para o bom desempenho da rede municipal de ensino, e não em meras discussões por conveniência.
Apesar do Prefeito Ednaldo atender à reivindicação da APLB e pagar o piso salarial nacional 2022, de 33,34%, muito ainda precisa ser feito. A valorização profissional começa quando uma gestão cumpre todas as leis, dialoga com a entidade sindical e oferece suporte humanizado para os profissionais trabalharem com dignidade.
A APLB reafirma seu caráter diplomático, sempre em cooperação com órgãos de gestão da educação e quaisquer outros necessários para o pleno desenvolvimento das atividades dos Profissionais da Educação.