A Prefeitura Municipal de Cachoeira emitiu uma nota para esclarecer sobre a intervenção no Terminal Rodoviário da cidade. Leia a seguir:
NOTA
"A Prefeitura de Cachoeira vem por meio desta nota esclarecer a população sobre a intervenção que vem sendo feita no Terminal Rodoviário de Cachoeira.A retirada do revestimento cerâmico (pastilha) está seguindo uma determinação do IPHAN, que em 11 de novembro de 2019 emitiu um auto de infração ao ex-gestor quanto à intervenção danosa ao patrimônio cultural em questão. O auto foi devidamente recebido e assinado no Setor de Protocolo da Prefeitura.
A autuação baseou-se no Fundamento Legal: 3.2.1. ART. 17 - DL Nº 25 DE 1937 - as coisas tombadas não poderão, em caso nenhum, ser destruídas, demolidas ou mutiladas, nem, sem prévia autorização especial do IPHAN, ser reparadas pintadas ou restauradas, sob pena de multa de 50% do dano causado.
Tendo em vista que o responsável pela gestão municipal em 2019 não cumpriu a determinação do IPHAN, o órgão reiterou o auto de infração determinando a retirada do revestimento cerâmico colocado de forma irregular no prédio que causa danos ao patrimônio cultural, e a atual gestão, considerando a importância do respeito ao nosso patrimônio e à sua preservação, prontamente está atendendo à determinação do IPHAN."