Foto: Reprodução |
Sendo 1.704 no mês de janeiro, 1.270 em fevereiro e 852 em março. Um dado que chama a atenção é que todos os municípios da Bahia registraram pelo menos 1 caso neste ano.
Os números ficam ainda mais preocupantes quando comparados com outros anos. Em 2019 foram registrados 2.538 acidentes com os escorpiões durante todo o ano. Já em 2020 esse número foi de 1.773 nos 12 meses.
O que representa um aumento de 33% e 53% respectivamente considerando os casos já anotados neste ano.
Deu azar e encontrou com um escorpião? Procure evitar contato direto com o animal para que não ocorra acidente. No caso de ocorrência frequente de escorpiões, comunicar ao Centro de Controle de Zoonoses.
É importante identificar a origem deles (terreno baldio, quintal, área vizinha) e procurar eliminar os fatores que favorecem o seu aparecimento (como acúmulo de lixo e de resto de material de construção, pilhas de madeira e caixa de esgoto aberta), eliminando-os. Em caso de acidente, é necessário lavar o local da picada com bastante água e sabão, colocar a vítima em repouso e levá-la, imediatamente, para a unidade de saúde mais próxima.
Para evitar o aparecimento dos escorpiões é recomendado:
Conservar sempre limpa a área interna e ao redor das residências, evitando o acúmulo de lixo, entulhos e outros materiais;
Manter os ralos internos fechados ou colocar telas;
Vedar as frestas nos muros, paredes e pisos;
Manter fechadas as caixas de esgoto e gordura.
Preservar os predadores naturais do escorpião como: sapos, corujas, gaviões, lagartixas e entre outros.
Fonte: Varela Net