Foto: Divulgação |
A iniciativa é realizada em parceria com a Sesab e é prevista no plano de contingência do coronavírus na fase das aulas 100% presenciais.
De acordo com a Secretaria de Saúde, o estudo será feito em uma escola por semana, abrangendo de 10% a 20% da comunidade escolar.
“A testagem tem o objetivo de acompanhar a taxa de contaminação da covid-19. Esse controle é importante para garantir um ambiente seguro para os alunos, trazendo tranquilidade para a população”, afirma a titular da pasta, Kaliane Ferreira.
O Partiu #Testagem nas Escolas realiza testes rápidos em funcionários e estudantes da rede pública municipal e estadual que estejam assintomáticos e participando das atividades na escola. A testagem começou pelo Colégio Municipal Virgildásio Sena, onde foram realizados 30 testes em colaboradores e alunos com termo de consentimento assinado pelos pais ou responsáveis.
Não houve registros de casos positivos nas amostras coletadas.
Realizado por meio da Vigilância Epidemiológica (VIEP) do município, o projeto fornece dados que permitem avaliar a efetividade dos protocolos sanitários. “Em cerca de 15 minutos o resultado fica pronto. Nos casos positivos, a orientação é que se cumpram as medidas de isolamento e monitoramento dos sintomas”, explica a coordenadora da VIEP, Jucélia Correia.
Fonte: ASCOM