Para o coordenador da graduação de Enfermagem da Fadba, professor Raimon Rios, o aluno precisa colocar em prática a teoria. “Os alunos de enfermagem precisam tomar as atitudes para sanar as necessidades de saúde dos pacientes em questão. Após a atividade, os estudantes recebem um feedback de seu desempenho através de professores que observam a cena”, explica.
O objetivo do ECOE é “propiciar aos alunos uma imersão em situações realísticas que lhe capacitem para o contato real com os pacientes nas atividades de estágio do curso. Geralmente, a experiência do ECOE resulta em melhor desenvoltura em futuras seleções que tenham etapa com prova prática”, expõe professor Rios.
Com o ECOE, alunos avançam nos estágios ao longo do curso com desenvoltura cada vez melhor. Além disso, algumas seleções de enfermagem tem etapa prática. O aluno do quinto período de Enfermagem, João Mateus da Silva, relata que essa foi a primeira vez que participou do ECOE e Vivenciei uma ótima oportunidade de simular casos que enfrentará no dia a dia da profissão. “No momento da simulação colocamos em prática o que aprendemos em sala de aula. Uma atividade de suma importância para a nossa futura rotina de trabalho. Nos ajudou muito a experienciar a relação profissional paciente e em lidar com as situações que enfrentaremos nos hospitais futuramente”, finaliza.