O projeto é uma inciativa coletiva da empresa Mastroto Brasil, da Comunidade Paroquial, OAPC, da Prefeitura Municipal de Cachoeira e o apoio da pastoral da Fadba. O projeto Lixo sustentável já está sendo realizado em comunidades onde as empresas parceiras estão localizadas.
Segundo o responsável da pastoral da Fadba, Jedson Moura, “o projeto tem realizado ações de conscientização sobre a preservação do meio ambiente e o descarte devido de resíduos sólidos que acabam gerando lixões nas comunidades. Além de fazer com as haja a coleta seletiva e que a reciclagem seja feita de forma correta, estamos criando a consciência de sustentabilidade com os resíduos e o lixo”, explica.
Alguns resultados do projeto já são visíveis como a limpeza de lixões, instalação dos coletores para a coleta seletiva, reciclagem, e palestras nas empresas e em instituições de ensino para a conscientização de colaboradores, alunos e comunidade. Inclusive, rios importantes nas cidades circunvizinhas já foram purificados e limpos pelo poder público da região.
Os alunos dos cursos de Nutrição e Gastronomia da Fadba tem promovido aulas de sustentabilidade com o reaproveitamento dos alimentos para pratos regionais em sala de aula . “Com isso, a ideia é que cada aluno tenha a responsabilidade com os resíduos que eles produzirem no seu dia a dia”, coloca o coordenador do curso de Nutrição, professor Jean Morais.
Estiveram presentes na solenidade a vice-prefeita de Cachoeira Chistina Pereira, representantes da OAPC e da Mastroto e secretários da Prefeitura Municipal de Cachoeira. Além destes compareceram também o diretor geral da Fadba, pastor Eber Liesse, a diretora acadêmica, professora Lilian Becerra e o coordenador do curso de Nutrição da Fadba, o professor Jean Morais.