Esta edição do Masterclass foi ministrada pelo professor colombiano Orlando Florez, que coordena a rede de projetos pedagógicos junto à Orquestra Neojiba, de grande renome no estado da Bahia.
Segundo o coordenador do curso de Música da Fadba, pastor Pablo Sanches, o objetivo do Masterclass “é incentivar os estudantes a se engajarem no aprendizado e prática de instrumentos de sopro para compor e aperfeiçoar a orquestra de instituição”, conta.
O professor do Colégio Adventista da Bahia, CAB, Francisco de Souza toca trombone de vara na Orquestra Sinfônica da Fadba e para ele, o evento propiciou o desenvolvimento técnico de todos os instrumentistas. “Além de criar um momento propício a troca de experiências entre iniciantes no instrumento e instrumentistas mais experientes, o professor Florez sensibilizou todos os alunos da Masterclass a executarem “Asa branca” de Luiz Gonzaga e Humberto Teixeira. Uma música marcante na cultura brasileira, que ganhou uma interpretação singular e especial a partir dos instrumentos de sopro dos membros da Orquestra da Fadba”.
O coordenador Pr. Sanches explica que os educadores musicais incentivam e defendem o ensino coletivo de instrumentos musicais. “A metodologia coletiva é utilizada para que os alunos aprendam tanto com o professor quanto com os colegas”.
“Pude perceber uma melhora significativa em minha performance, como trombonista, após aprender e vivenciar as atividades propostas no Masterclass, que motivaram e aproximaram os instrumentistas de técnicas de improvisação e percepção melódica”, coloca o instrumentista Francisco.
Semestralmente, a Escola de Música da Fadba promove masterclasses com instrumentos de cordas e sopros.