Foto: Reprodução |
20% dos entrevistados disseram que não confiam na urna eletrônica, e 1% não soube opinar.
O Datafolha ouviu 2.556 pessoas em 183 cidades do Brasil entre quarta (27) e quinta-feira (28). A margem de erro é de dois pontos para mais ou para menos. O levantamento foi registrado no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) com o número BR-01192/2022.
Em maio, o percentual de pessoas que disseram confiar nas urnas eletrônicas era de 73%. O índice havia caído em relação à pesquisa anterior, publicada em março, quando 82% afirmaram confiar.
Também segundo a pesquisa deste sábado (30), a maior desconfiança das urnas eletrônicas vem do eleitorado do presidente Jair Bolsonaro, que tenta a reeleição pelo PL. Segundo o Datafolha, 25% dos eleitores de Bolsonaro dizem confiar muito na urna eletrônica; 44% dizem que confiam um pouco; e 31% afirmam que não confiam.
Sem apresentar provas, Bolsonaro tenta desacreditar o sistema de urnas eletrônicas do país. Em 18 de junho, o presidente reuniu embaixadores de diversos países para repetir suspeitas já desmentidas por órgãos oficiais sobre as eleições de 2018 e a segurança das urnas eletrônicas no Brasil.
Já entre os entrevistados que planejam votar no ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), a situação se inverte: 60% afirmam confiar muito nas urnas; 26% dizem confiar um pouco; e 14% afirmam não confiar.
Lula e Bolsonaro são os candidatos que mais têm intenção de voto dos brasileiros, de acordo com pesquisa Datafolha divulgada nesta quinta-feira (28). No primeiro turno, Lula tem 47% das intenções de voto; enquanto tem Bolsonaro 29%. (G1)
Siga-nos no Facebook e Instagram. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp