Foto: Reprodução |
Em segundo lugar, aparece o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), com 39%. No levantamento anterior, divulgado no dia 18 de agosto, Bolsonaro tinha 51%, enquanto o petista, 37%.
Na rodada divulgada nesta quinta, Ciro Gomes (PDT) aparece em terceiro lugar. O pedetista tem apenas 24% de rejeição, um ponto percentual a menos do que na pesquisa anterior.
Roberto Jefferson (PTB), que teve seu registro de candidatura negado pelo TSE (Tribunal Superior Eleitoral) nesta quinta, é rejeitado por 20% —antes, eram 25%.
Em seguida, a lista tem Vera Lúcia (PSTU), com 15%, Felipe d’Avila (Novo) e Simone Tebet (MDB) e Léo Péricles (UP), os três com 14%, Soraya Thronicke (União Brasil) e Sofia Manzano (PCB), ambas com 13%, e Eymael (DC), com 12%.
Outros 3% não sabem, enquanto 1% não rejeita nenhum e 1% rejeita todos. Pablo Marçal (Pros) tem 14% de rejeição, mas sua candidatura foi retirada pelo partido e é alvo de disputa interna e na Justiça, lembra a Folha de S.Paulo.
A pesquisa, encomendada pela Globo e pelo jornal Folha de S.Paulo, ouviu 5.734 pessoas em 285 municípios entre os dias 30 de agosto e 1º de setembro. A margem de erro é de 2 pontos percentuais para mais ou para menos. O levantamento foi registrado no TSE sob o número BR-00433/2022.
A pesquisa mostra que Lula lidera em intenção de votos, com 45%, ante 32% de Bolsonaro. Já nos votos válidos, sem nulos, brancos e indecisos, o petista obteve 48% dos votos, enquanto o presidente marcou 34. (AratuOn)
Siga-nos no Facebook e Instagram. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp