Foto: Divulgação |
Intitulada de Salinas, a operação tem como objetivo desarticular uma organização criminosa especializada em roubo a instituições financeiras e estabelecimentos comerciais, além de tentativa de sequestro. Segundo a PF, a ação mais recente ocorreu no dia 7 de setembro, na cidade de Terra Nova, no Portal do Sertão, onde a quadrilha tentou roubar, mediante uso de explosivos, um terminal da Caixa Econômica Federal.
O ataque foi frustrado pelas equipes policiais, com apreensão de armas, explosivos e um veículo roubado. Ainda segundo a PF, as investigações tiveram início há três meses, quando policiais da Delegacia de Repressão a Crimes contra o Patrimônio da Polícia Federal (DELEPAT) tiveram informações que um grupo criminoso se preparava para atacar a agência do Banco do Brasil da cidade de Salinas da Margarida, no Recôncavo.
Ainda segundo a PF, dentre as ações criminosas praticadas pelo grupo constam explosões a cofres de agências bancárias, lotéricas e postos de gasolina, roubo de lojas e pousadas, e tentativa de sequestro, este último evitado por equipes envolvidas na investigação.
Ao todo, 150 policiais atuam no cumprimento dos mandados judiciais. Os investigados vão responder pelo crime de integrar organização criminosa com pena de reclusão de três a oito anos, assim como por cada fato ilícito individualmente praticado, a exemplo do roubo qualificado cuja pena isoladamente pode chegar a 16 anos. (BN)
Siga-nos no Facebook e Instagram. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp