Foto Adriano Rivera/Diário da Notícia |
O Espaço trata e cuida de diversas crianças de Muritiba e da região que nasceram com autismo, TDAH, dislexia, entre outros trastornos. A professora Cida tem um filho autista e isso a fez criar esse espaço para dá oportunidade aos pais que têm filhos nessas condições e que não tem um lugar para tratar e inserir as crianças no convívio social.
"Fico muito feliz em estar tendo essa oportunidade porque minha vontade é essa mesmo: que chegue até as mães para que possam se conscientizar de que devem aceitar a condição do filho. Porque autismo, TDAH, dislexia e outros transtornos não são doenças é apenas uma condição que a criança nasce com aquilo e a gente tem que conviver. O que a gente não pode é deixar a pessoa presa em casa, fora de terapia, fora de interação social - que é o que eles mais precisam - porque eles têm dificuldades e é uma condição deles, mas isso não quer dizer que eles não possam ter uma qualidade de vida. Então esse espaço quando eu fundei, há mais ou menos um ano, foi exatamente com esse objetivo. Eu tenho um filho autista e hoje ele tá com 19 anos e eu sei a dificuldade que tem de ter um esporte, uma oficina de pintura, música ou até mesmo atendimento. Então esse espaço eu aluguei aqui em Muritiba para que pudesse oferecer esses serviços às crianças. Então temos essas oficinas aqui, pois elas servem como uma terapia para eles e também para os pais evoluírem porque todos que entraram aqui, eu tenho a opinião de mães que chegaram e disseram que sentem as diferenças nos filhos no falar, no agir, no interagir," relata.
A professora diz ainda que há muita resistência por parte dos pais em aceitar a condição dos filhos.
"De mãe para mãe eu digo: quando você não admite ou não observa que seu filho está com o comportamento diferente, que ele tá precisando de uma ajuda médica, de fonoaudiólogo, de uma brincadeira diferente é a senhora só tá atrasando ele, só tá matando os sonhos dele porque muitas vezes ele tá ali sendo obrigado a ir para um lugar que ele odeia som, porque o som às vezes abala, uma comida abala porque eles têm uma sensibilidade muito maior. Então quando você não observa por conta de uma sociedade, por vergonha, por medo de lutar você só tá sufocando seu filho e a você mesmo. Existe um estudo sobre o autismo que diz que a cada 44 crianças que nascem 01 é autista e nem tô falando aqui de outras síndromes porque tem muitas, além do TDAH, que agora também tem TDAHI também. São muitos transtornos e que podem ser desconstruídos e melhorada a qualidade de vida da criança," disse.
O Espaço tem ajudado diversas famílias no Recôncavo Baiano, porém, o apoio ainda é muito pequeno diante da grandiosidade dos serviços prestados. Se faz necessário as prefeituras e os demais entes públicos colaborarem para a manutenção desse espaço importantíssimo. Você também pode ajudar depositando qualquer valor através da chave Pix: 75 98231-1094. O Espaço de Recursos Multifuncionais fica na rua Alta Andrade Souza, a conhecida Rua do Fórum, em Muritiba-BA. Informações do repórter Adriano Rivera do Diário da Notícia.Siga o DdN no Facebook e Instagram. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp