"É importante nós chamarmos a atenção porque a raiva é uma zoonose, uma doença que pode ser transmitida do animal para homem e do homem para o animal e é uma doença 100% letal. A pessoa ou o animal que adquire essa doença pode vim a óbito. Então a gente precisa se cercar de cuidados. Pedimos a população que no caso de animais com problemas de saúde que vem a óbito, principalmente com sintomatologia nervosa e quando você notar um animal com dificuldades de andar, depois não consegue mais se levantar, parar de comer e vem a óbito a gente precisa ser comunicado para que possa ser tomada as devidas providências. A Secretaria de Saúde [de Cachoeira] já foi informada do caso que aconteceu aí e que foi diagnosticado. A Secretaria de Agricultura também já está ciente e a gente já informa a população através desse meio de comunicação," disse o médico veterinário.
Na oportunidade Evandro chama a atenção dos criadores de bovinos. "Que os criadores fiquem atentos e comuniquem em caso de algum animal que venha apresentar os problemas. Então, assim a gente pede que a população fique atenta e não deixe de nos comunicar porque a raiva é letal e é um problema que realmente ocorre recorrentemente nos nossos meios e precisa ser diagnosticado," recomenda.
Ainda conforme o veterinário, esse caso registrado em Cachoeira é isolado e foi detectado numa comunidade rural que não foi divulgada. "A gente precisa ficar atento e assim a gente pede aos criadores que reforce a vacinação contra raiva do seu rebanho que é extremamente importante porque a raiva mata e leva prejuízos," finaliza Evandro Moraes. Informações do repórter Adriano Rivera do Diário da Notícia.
Siga-nos no Google News, Facebook e Instagram. Participe dos nossos grupos no WhatsApp