Foto: Diário da Notícia |
As sirenes são um dos meios de comunicação de massa que integram o PAE para alertar a população sobre possível situação de emergência na usina. Elas serão instaladas em pontos estratégicos da área de abrangência do plano e serão acionadas apenas em caso de necessidade. O teste das sirenes visa verificar o funcionamento e o alcance do som dos equipamentos, bem como familiarizar a população com o sinal sonoro.
“É sempre importante reforçar que a usina está segura e esses procedimentos integram as ações do PAE, que reúne diversas iniciativas preventivas que visam garantir a proteção da vida e do patrimônio das pessoas que vivem nas proximidades da barragem”, explica Dejair Lima, gerente de Operações da Usina Hidrelétrica de Pedra do Cavalo.
As primeiras sirenes a serem instaladas serão dentro da usina. As próximas seguirão um cronograma operacional de acordo com as permissões de instalação de cada cidade. As datas dos testes sonoros serão divulgadas antecipadamente para que a comunidade possa conhecer o alarme. “O teste das sirenes é necessário para verificar o funcionamento adequado dos equipamentos e familiarizar a população com o sinal sonoro. Eles serão realizados em horários pré-definidos e divulgados previamente. Reforçamos que, durante os testes, não é necessária nenhuma ação da população”, diz Dejair.
Mensagem de alerta
Durante os testes sonoros, ao ser acionada, a sirene divulgará uma mensagem e após repeti-la, um sinal contínuo será tocado. Confira a mensagem que será divulgada: “Atenção! Esse é um teste da sirene do sistema de alarme.”
Siga-nos no Google News, Facebook e Instagram. Participe dos nossos grupos no WhatsApp