As ações de reconhecimento de paternidade já aconteceram e permanecerão sendo realizadas na instituição, mas são intensificadas no mês de agosto por causa do Dia dos Pais.
A Ação Cidadã Sou Pai Responsável busca então contribuir com as reflexões e atitudes, sobretudo dos homens, sobre a responsabilidade paterna, que extrapola o importante registro na certidão de nascimento, mas deve se apresentar objetivamente em ações de cuidado e proteção, com presença e convívio, vínculos fortalecidos que contemplem acompanhamentos à saúde, educação, essenciais ao pleno desenvolvimento.
Vale destacar as contra narrativas, histórias que contrapõem-se a construção social/estrutural masculina normativa que não pensa os homens com sensibilidade, disposição ao cuidado, amorosos… narrativas, portanto, que visibilizem às experiências de paternidade responsáveis, pais de diferentes classes sociais, identidades de gênero, sexualidades, raça/cor, que compreendem os seus filhos e filhas como sujeitas de direitos, desejos e conhecimentos, para assim tecermos um horizonte em que em sua maioria os homens, os pais, não precisem ser convocados, mas estejam organicamente implicados com os seus deveres, lidem com a dureza e reconheçam em especial as belezas do ser pai.
Para participar da campanha e solicitar o exame, as pessoas devem ir à Defensoria Pública localizada no Fórum de Cachoeira e realizar o agendamento para o dia 17 deste mês. A Ação vai acontecer durante todo o dia no Centro de Referência Especializado de Assistência Social - CREAS da Pitanga.
Siga-nos no Google News, Facebook e Instagram. Participe dos nossos grupos no WhatsApp ou da nossa comunidade