Um morador, que prefere não se identificar, explica como tem sido os últimos meses na zona rural da cidade. "Se a coisa está complicada na cidade, imagine na zona rural. A criminalidade tomou conta de Muritiba. Muitas propriedades são assaltadas direto. Quanto mais afastado é, eles atuam invadindo as casas, ameaçando e tirando dinheiro do povo", afirma. Os responsáveis, segundo ele, roubam tudo de valor das propriedades, incluindo bicicleta e até motos.
Leia também:
Muritiba: foto do Prefeito Danilo de Babão no hospital é divulgada
Uma outra moradora, que também não diz o nome por medo de represálias, conta até que pessoas da região deixaram de morar em período integral nas fazendas por medo de acabar virando vítimas das invasões. Ela explica que o efetivo policial não dá conta da área rural de Muritiba.
"A cidade tem uma zona rural muito grande e os agentes não dão conta de tudo. Boa parte do pessoal de roças mais afastadas já abandonou essas terras na parte da noite. Vão lá durante o dia para plantar, cuidar de tudo e voltam para a cidade a noite porque não tem segurança de ficar lá", relata ela.
Ainda de acordo com o primeiro morador, o fato de terem invadido a casa do prefeito gerou repercussão e ainda mais susto na cidade. "A coisa só piora, eles podem fazer tudo aqui. E não tem resposta nenhuma porque não temos segurança, não tem agente na rua, como é que lida com isso? Chegou ao ponto de fazerem isso até com o prefeito", destaca ele.
Em nota, o PSD informou que acionaria a Secretaria de Segurança Pública do Estado da Bahia (SSP-BA) para ter prioridade na investigação do caso do prefeito. A reportagem procurou a pasta para saber se vai haver uma ação geral para os casos na região rural, mas não recebeu resposta até o fechamento desta matéria. A Polícia Militar (PM) também foi procurada para saber se vai reforçar o policiamento na área, mas também não retornou.
Investigação
A reportagem procurou o prefeito Danilo de Babão por ligações e mensagens, mas não recebeu resposta do gestor. Procurada, a Polícia Civil explicou que agentes da 4° Coorpin de Santo Antônio de Jesus trabalham em conjunto com a equipe da Delegacia Territorial de Muritiba.
Em nota, a PC citou também que a investigação se inicia apurando uma tentativa de roubo seguido de morte. "Os policiais estão realizando os levantamentos iniciais para apurar a tentativa de latrocínio sofrida pelo prefeito de Muritiba, na noite de segunda-feira", escreve.
Na nota, a PC não revela se imagens de câmera de segurança vão ser utilizadas no processo. No entanto, ao CORREIO, o Major Messias, comandante da 27° CIPM, que atendeu a ocorrência com o prefeito, confirmou a existência de câmeras na área. Ele, no entanto, não sabe se elas registraram a ação.
"O sítio tem uma câmera de segurança que fica em frente e pode ser usada. No entanto, apesar de ter um pórtico na frente, o muro e o portão são pequenos, daqueles que são usados para fazer uma entrada mais bonita. O sítio é todo aberto, você chega por qualquer lado e os bandidos podem ter evitado passar na frente da câmera", completa o comandante. (Correio 24hs)
Siga-nos no Google News, Facebook e Instagram. Participe dos nossos grupos no WhatsApp ou da nossa comunidade