Imagem: Reprodução |
"Com uma inflação controlada, já era de se esperar essa queda da taxa Selic, logo os ativos do mercado financeiro sentem o impacto dessa queda de forma imediata, os ativos de renda fixa tendem a ter taxas menores nessas quedas da taxa básica de juros e a bolsa de valores tende a subir, pois muitos investidores acabam migrando da renda fixa para a renda variável", ressalta Renan, à frente da escola digital Produtividade Financeira, por onde já educou mais de 6 mil brasileiros sobre finanças pessoais e investimentos.
Esse é o terceiro corte seguido da taxa, que começou a recuar na reunião que aconteceu no início de agosto. Na ocasião, o Comitê de Política Monetária reduziu a Selic de 13,75% para 13,25%. O corte havia sido o primeiro em três anos. Antes, a última queda havia sido registrada em agosto de 2020.
Com essa redução, Renan Diego afirma ser um bom momento para investir em ativos de renda fixa prefixados e ativos renda variável, como Fundos Imobiliários e Ações, porém com cautela e aos poucos: "Não adianta querer tirar o dinheiro todo da renda fixa agora para ir para a bolsa de valores, faça isso aos poucos, busque mais conhecimento e jamais tire a sua reserva de segurança da renda fixa, independente de quanto esteja a taxa Selic, pois segurança não se negocia." explica o expert e educador.
Siga-nos no Google News, Facebook e Instagram. Participe dos nossos grupos no WhatsApp ou da nossa comunidade