Foto: Divulgação |
Com participação da Filarmônica Minerva Cachoeirana, o show reúne três cantores dissidentes (uma mulher negra, um homem gay e um descendente de povos originários), para cantar a Bahia, tomando o samba como ritmo para afirmar nossa gente guerreira e festiva. Samba de roda, samba de caboclo, samba reggae, são alguns dos estilos cantados por Paula Sanffer, LUI e Caboclo de Cobre, mesclando as batidas percussivas ancestrais com a sinfonia ecoada pela filarmônica.
Dirigido de Fred Soares, o espetáculo associado à linguagem musical trará intervenções cênicas afim de fomentar uma reflexão crítica acerca do movimento que culminou na Independência da Bahia, buscando um diálogo com o contexto atual. Nesse sentido, o repertório composto por canções de artistas baianos, revela a potência da Bahia e exalta a bravura de sua gente, especialmente os povos negros e originários.
Voltados à comunidade escolar, através de mediação cultural junto aos estudantes e educadores oriundos da rede pública de ensino, os artistas ainda participarão de diálogos com o público aonde abordarão questões relativas a direitos humanos e civilidade, discutindo, especialmente, sobre racismo, homofobia e machismo, aproximando contextos atuais à paisagem do marco cívico. Também, serão evocadas reflexões sobre história, memória e patrimônio cultural, a fim de incentivar o protagonismo dos sujeitos na escrita na narrativa coletiva, social e política.
Além de Cachoeira, o projeto Bahia da Gente, idealizado por LUI, realizará uma segunda no dia 11 de dezembro, na cidade de Alagoinhas, de onde o artista é natural, contando a participação da Filarmônica Euterpe Alagoinhense e do cantor Tauã Visceral.
Este projeto foi contemplado pelo edital Diálogos Artísticos – Bicentenário da Independência na Bahia e tem apoio financeiro da Fundação Cultural do Estado da Bahia, unidade vinculada à Secretaria de Cultura (Funceb/SecultBa).
SERVIÇO:
Projeto BAHIA DA GENTE com LUI, Paula Sanffer, Caboclo de Cobre e Filarmônica Minerva Cachoeirense
Data: 28 de novembro de 2023
Local: Cine Theatro Cachoeirense
Horário: 15h
Acesso Gratuito
Siga-nos no Google News, Facebook e Instagram. Participe dos nossos grupos no WhatsApp ou do nosso canal