Foto: Ilustração |
Para além da percepção prática dos profissionais das academias, essa tendência tem sido apontada por trabalhos acadêmicos como o dos pesquisadores Sandro Sperandei, da Fiocruz, Marcelo Vieira, do Instituto de Cardiologia Aloysio de Castro, e Arianne Reis, da Universidade de Sidney, que, analisando uma amostra de mais de 5 mil pessoas durante ao longo de 10 anos, concluiu que 64% dos alunos abandonam seus programas de exercício logo no terceiro mês de prática, enquanto apenas 3,7% completam um ano todo de treino.
Dentro deste contexto, o profissional da Smart Fit afirma que uma das ferramentas mais importantes para a continuidade da 'missão fitness' é observar o tipo de treinamento mais indicado para o objetivo pretendido. A partir daí, é só perguntar - estou realmente disposto a me comprometer?
Para ajudar os futuros alunos a decidirem por um compromisso factível, Silva relacionou as metas fitness mais comum que observa nas academias com o tipo do treino que elas exigirão:
Meta 1 - Emagrecer
"Para isso, serão necessários treinos com cargas mais baixas, mesclando-os com trabalhos cardiovasculares. Além disso, indica-se priorizar os exercícios multiarticulares e com maior repertório motor, a fim deixar o organismo cada vez mais acelerado e, por consequência, consumindo mais energia e caloria", indicou o treinador.
Meta 2 - Ganhar massa muscular
"Neste caso, será preciso um trabalho maior de força a partir do uso de cargas mais altas. Além disso, o programa de treinos terá uma maior divisão nos trabalhos (A/AB/ABC/ABCD) e uma maior recorrência de treinos", analisou Silva.
Meta 3 - Começar a praticar um esporte regularmente. Como a corrida, por exemplo.
"Quando o objetivo é apenas se tornar mais ativo, colocando a prática esportiva como um hábito recorrente, a dica é conectar as atividades com um grupo de amigos. Isso sempre aumenta a sensação de prazer ao se exercitar, aumentando a assiduidade e prevenindo desmotivações", finalizou o profissional.
Está pronto para 'buscar o balde' em 2024? Confira abaixo e no link um exemplo de treino dado por Bruno Silva.
Parte Principal
Treino A – MMII
Agachamento com carga – 4x 12 repetições – 45s de pausa
Agachamento sumô– 4x 12 repetições – 45s de pausa
Afundo – 4x 12 repetições – 45s de pausa
Stiff – 4x 12 repetições – 45s de pausa
Terra – 4x 12 repetições – 45s de pausa
Elevação pélvica – 4x 12 repetições – 45s de pausa
Treino B – MMSS e ABDÔMEN
Supino com halter – 4x 12 repetições – 45s de pausa
Remada curvada aberta – 4x 12 repetições – 45s de pausa
Desenvolvimento aberto – 4x 12 repetições – 45s de pausa
Remada alta – 4x 12 repetições – 45s de pausa
Tríceps testa – 4x 12 repetições – 45s de pausa
Rosca direta com halter – 4x 12 repetições – 45s de pausa
Abdominal completo – 4x 15 repetições – 45s de pausa
Abdominal infra – 4x 15 repetições – 45s de pausa
Siga-nos no Google News, Facebook e Instagram. Participe dos nossos grupos no WhatsApp ou do nosso canal